É um traje que valoriza a força das mulheres que representam nossa festa", afirma criadora dos trajes típicos da Fenachim 40 anos
- Traço D

- 15h
- 2 min de leitura
Peças foram inspirados principalmente no gaúcho farroupilha
Os trajes típicos das soberanas da 18ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) foram apresentados à comunidade venâncio-airense na noite desta sexta-feira, 5 de dezembro, durante o lançamento da programação de Natal do município. Desenvolvidas pela fashion designer Luana Sehn, as peças têm como inspiração principal o gaúcho farroupilha, com destaque para o chiripá, elemento-símbolo que representa força, elegância e as raízes do Rio Grande do Sul.
O conjunto é composto por lenço em nó à meia espalda nas cores do Estado, chapéu, camisa e colete bordados com milhares de pedrarias. "Assim, unindo elementos clássicos da indumentária regional à um design contemporâneo com toque estilizado, porém mantendo o respeito a tradição", reforça.
Luana explica que a presença do chimarrão, através da cuia e da bomba, visa simbolizar o rito que une amigos, famílias e gerações. "O traje segue com linguagem típica estilizada, mantendo matriz campeira com acabamento de gala, evitando exageros que afastem da pilcha", afirma.
De acordo com a fashion designer, a proposta busca enaltecer o protagonismo da mulher gaúcha, bem como a força, a luta e a resiliência do povo do Rio Grande do Sul. "O sentimento é de gratidão por poder estar, mais uma vez, à frente da confecção dos trajes das soberanas da Fenachim. Estou muito honrada e feliz por vestir a corte e trazer ainda mais da nossa cultura, mas, claro, respeitando toda a nossa tradição."
Para o trio de soberanas da Fenachim 40 anos, a divulgação do traje típico é mais um passo em direção à festividade, que será realizada no próximo ano. "Não são apenas roupas, são memórias costuradas, valores bordados e histórias contadas em tecidos cores e movimentos. É emocionante estar vivenciando este momento", reforça a rainha Maiéle dos Santos.
As princesas Fátima Neitzel e Taliana da Silva reforçam que o traje valoriza a essência, a coragem e a história do povo gaúcho, assim como a trajetória da Festa com Sabor do Rio Grande. A 18ª Festa Nacional do Chimarrão vai ser realizada de 30 de abril a 10 de maio de 2026, no Parque Municipal do Chimarrão.


Fotos: Guilherme Figueiredo/Traço D






Comentários